domingo, 15 de setembro de 2013

Aureliano Valadão Furquim


Dr. Aureliano Valadão Furquim foi um prefeito dinâmico e empreendedor e gozava de grande prestígio junto ao governo do Estado. Asfaltou a Praça Rui Barbosa e diversas outras ruas. Abriu, entre outras, a estrada que liga Araçatuba a Pereira Barreto, beneficiando assim grandemente os bairros de Água Limpa, Jacutinga e Prata, nos quais também construiu escolas. São incontáveis as benfeitorias carreadas para Araçatuba pelo Dr. Valadão. Seu período de governo foi fertilíssimo em realizações e conquistas para esta terra, para cujo progresso nunca mediu esforços. Foi incansável no cumprimento de seu difícil mister de governar o município.
Alargou a avenida do cemitério para 16 metros, com arborização; a Avenida Municipal, com 1600 metros de comprimento, e quatro ruas em direção ao novo bairro que começava a surgir para os lados do Ginásio do Estado. Construiu "stand" para os exercícios do tiro de guerra, reparou e construiu passeios nas vias públicas, intensificou os serviços de água e esgoto, arborizou a cidade, regularizou os serviços de iluminação pública, construiu diversas praças públicas, retificou o cemitério e as ruas da Vila Nova até Aguapei. Fundou a biblioteca Rubens do Amaral. Homem culto e voltado para as coisas do espírito e da mente, suas grandes preocupações sempre foram a educação e a saúde. Pediu a conclusão do 2º. Grupo e a criação do 3º. que foi provisoriamente instalado na Praça São Joaquim, e mais tarde adaptado pela Prefeitura Municipal. Abertura e preparo nas pistas do campo de aviação; reforma das instalações do almoxarifado; instalação de tanque para aferição de hidrômetros; montagem de britador na pedreira da Prefeitura Municipal; construção do Posto de leishmaniose; reforma e pavimentação da Praça 19 de Fevereiro; pavimentação da Praça Rui Barbosa, foram outros tantos melhoramentos introduzidos pelo infatigável prefeito.



A Verdadeira História de Araçatuba

FABRICIANO JUNCAL - 1973



“COMO E PORQUE ASFALTAMOS ARAÇATUBA”.


Foi no dia 2 de Agosto de 1.938 que nos investimos na interventoria de Araçatuba, nomeado que fomos pelo então Interventor do Estado Dr. Ademar de Barros. Dando início à administração, o problema que nos chamou logo atenção, foi o calçamento da cidade. Era costume naquela época o emprego de paralelepípedo. Não havia em nenhuma cidade do interior outro calçamento. Mas em São Paulo as ruas estavam sendo asfaltadas. Entre o paralelepípedo e o asfalto nós optamos por este último. A Prefeitura tinha uma pedreira na margem do Baguaçu. Mandamos examinar a pedra e chegamos à conclusão de que era um material aproveitável. Nisto apareceu nesta cidade um revendedor de asfalto em pó, garantindo que se tratava de uma boa pavimentação, que estava sendo aplicado esse material em São Paulo com ótimos resultados.
Fomos à capital, da qual era Prefeito o Dr. Prestes Maia. Procuramos nos entender com S.Excia. sobre aquele material. E ele nos disse: não podemos garantir a durabilidade do serviço, mas nos parece bom. O Sr. pode verificar a aplicação desse asfalto na avenida Brigadeiro Luiz Antônio e terá a sua impressão. Imediatamente nos despedimos de S.Excia. e fomos conhecer "in loco" a aplicação daquele material. Chegando lá, no final daquela Avenida com a Paulista, vimos o serviço. A aparência era ótima e as informações obtidas eram favoráveis... Nós nos entusiasmamos com a pavimentação. Tomamos algumas outras informações sobre o preparo das ruas e regressamos. Aqui chegando, com os estudos do Dr. Luiz Curti que procurou colher também as informações, pusemos mãos à obra. Para extrairmos da pedreira o material necessário era preciso a montagem de um britador. E para a aquisição disso, onde estava o dinheiro? O orçamento da Prefeitura naquela época era bem reduzido. Receita: 1.500 contos. Tínhamos que manter os serviços internos da Prefeitura e uma turma de trabalhadores para a limpeza da cidade e para o encanamento de água e esgotos.
Serviço esse iniciado na administração do meu antecessor Sr. Joaquim Ferraz. Mas havíamos de dar um jeito. Informaram-nos que na E. de Ferro NOB havia um pequeno britador, se nós pedíssemos ao Major Marinho Lutz, então Diretor da Estrada, nós conseguiríamos. Não tínhamos outra alternativa. Fomos à presença do Major Marinho Lutz, espírito empreendedor e dinâmico, que nos recebeu amavelmente, e fizemos o pedido. S.Excia. nos atendeu imediatamente e se propôs a montar para a Prefeitura o britador e o encarregado foi o "Peroba", um funcionário da Estrada, conhecedor do serviço. Em poucos meses tivemos em funcionamento o nosso britador. Então, com o Dr. Curti demos inicio aos trabalhos do preparo dos leitos das ruas, todas em terra. Maquinário não havia e era preciso prepararmos a caixa para o serviço. Lembramos que a Prefeitura tinha naquela época umas 8 juntas de bois. Tomamos emprestado do nosso amigo, ex-chefe político de Araçatuba, Guilherme de Souza, um tombador (arado) que mandamos buscar em Valparaíso e começamos o nosso trabalho. Revolvemos as ruas da cidade.
Tombada, a terra era transportada pelos caminhões. Numa profundidade de 20 ou 30 centímetros a caixa ia sendo preparada para receber a pedra, de diversos tamanhos, em três camadas, na ordem seguinte: a 1ª. camada com pedra nº.4; a 2ª. com a nº.3; a 3ª.2 e finalmente nº.1. Isso era comprimido com saibro. Havia um compressor do DER, aqui, e com a autorização conseguida, era com esse locomovel que nos arranjamos. O chofer era o Geraldo, músico da Banda e do cabaré da cidade... O asfalto já havíamos comprado e os revendedores nos forneceram instruções... Após muito trabalho a volta da Praça Ruy Barbosa foi preparado o macadame. Demos início ao asfaltamento do 1º. trecho, da Padaria Menezes ao Banco Comercial. Aquilo despertou a curiosidade da população da cidade e havia os pessimistas que não se conformavam com aquela pavimentação e só falavam no paralelepípedo. Araçatuba foi a 1ª cidade do interior do Estado a asfaltar as suas ruas. Isso ecoou por toda parte... Tendo vindo até aqui o prefeito de Presidente Prudente que se entusiasmou com o serviço e o Prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo; logo após esse deu início desse serviço também, na sua cidade.
Bem, foi por achar mais bonita, mais cômoda, mais econômica essa pavimentação que preferimos aplicá-la nas ruas e praças da nossa cidade. O paralelepípedo que alguns apregoavam, teria que vir de Itu. Seria mais caro, antiquado, menos cômodo, e sujeito a depressões. Tanto estávamos com a razão que, após Araçatuba, todas as cidades do interior do Estado preferiram essa pavimentação, à de paralelepípedo. É com orgulho que dizemos: Araçatuba foi a precursora do asfalto no Estado de São Paulo. A nossa inauguração se deu em plena Praça Ruy Barbosa, lá pelas 10 horas da manhã, em frente ao Banco Comercial, com uma saudação do Dr. Clóvis de Arruda Campos, no dia 20 de Fevereiro de 1.939, que muito nos comoveu...



História de Araçatuba:
Célio pinheiro/Odette costa

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